Vanessa Rios seguiu trabalhando por dois anos após diagnóstico de câncer, diz ex-marido: 'Lutou até o fim'
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, morre no Recife
O músico Luciano Rios, ex-marido e pai da filha da cantora Vanessa Rios, disse que a artista continuou trabalhando por cerca de dois anos após descobrir o câncer no pulmão que levou à sua morte no sábado (25). A ex-vocalista de bandas como Capim com Mel, Kitara e Forró do Muído tinha 42 anos e estava internada no Hospital Santa Joana, no Recife.
"Ela conseguia ainda cantar bem, se apresentar bem, se cuidava. Infelizmente, ela parou porque não teve jeito mesmo. Chegou num ponto que ela não conseguiu mais. Mas, até onde ela conseguiu, ela foi até o fim, lutando para poder cumprir os compromissos dela. E fazer o que ela amava, que era cantar", afirmou Luciano em entrevista ao g1.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Vanessa foi diagnosticada com câncer pela primeira vez há mais de seis anos, quando teve um sarcoma em uma das pernas. Em setembro de 2019, anunciou que estava "100% curada".
Em 2023, descobriu um novo câncer, desta vez no pulmão. "A doença de Vanessa é um câncer raro, do tipo sarcoma, com metástase pulmonar. E aí ela vinha lutando contra essa doença que é terrível. Esse câncer dela era muito agressivo", disse o ex-marido.
Criada no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, onde nasceu em 1983, Vanessa conheceu Luciano em Brasília, em 2010, depois de sair do Recife para fazer um teste para a banda de forró Encosta Neu, da qual ele é músico. O casal teve sua única filha, Larissa, de 16 anos, quando morava na capital federal.
Dois anos depois, ela voltou para Pernambuco, onde passou pelas bandas Boa Toda, Kitara, Forró do Muído e Capim com Mel, antes de ingressar na carreira solo.
LEIA TAMBÉM
PERFIL: quem era Vanessa Rios
DOENÇA: cantora descobriu câncer há dois anos
LUTO: 'Dor de perder você é inexplicável', diz filha da artista
Casamento e show nos EUA
Vanessa Rios em show com a banda Capim com Mel em 2024
Renne Ferreira/Reprodução/Instagram
A cantora começou o tratamento no Recife. Casada há cerca de um ano com o americano Joe Ridenhour, chegou a viajar para os Estados Unidos por um tempo, para tentar novas formas de tratamento.
A artista também planejava iniciar uma carreira internacional e, em junho, fez um show de São João na Flórida.
Segundo Luciano Rios, porém, o avanço da doença nos últimos meses a deixou debilitada. Por isso, ela precisou parar de cantar para priorizar a quimioterapia, na esperança de que o câncer regredisse.
"Ela foi uma guerreira. Sempre sorrindo. Fazendo de tudo para continuar sendo uma pessoa alegre, uma pessoa de luz. [...] A maior lembrança que ela deixa é de uma pessoa generosa, determinada, que nunca desistiu dos seus sonhos. Lutou até o fim para poder atingir os seus objetivos", afirmou.
O velório de Vanessa está marcado para começar às 16h desta segunda-feira (27) no Cemitério Memorial Guararapes, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, e será aberto ao público.
Carreira
Vanessa Rios começou a cantar profissionalmente em Brasília, como integrante da banda Encosta Neu, em 2010.
Em 2012, Vanessa entrou para a banda Boa Toda.
Foi nesse grupo que a artista gravou seu primeiro sucesso, "Lençol Vermelho". O videoclipe da música, que começa com um diálogo entre um casal apaixonado, foi lançado no mesmo ano.
Em 2014, ela venceu o concurso promovido pela TV Globo para definir a nova vocalista da banda Kitara após a saída de Carla Alves.
Logo depois da competição, ela se apresentou com a Kitara no programa "Esquenta", apresentado por Regina Casé.
Vanessa Rios ficou um ano na banda Kitara e, em 2016, foi para o Forró do Muído.
Em 2020, entrou para a Capim com Mel, permanecendo no grupo por cinco anos.
Infográfico - morte de Vanessa Rios, ex-vocalista das bandas Capim com Mel, Kitara e Forró do Muído
Arte/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias