Roubo do Louvre: Quem são suspeitos presos de levar joias de museu
Dois homens são presos suspeitos de terem roubado joias do Louvre valendo R$ 550 milhões
A polícia francesa prendeu dois homens suspeitos de participar do roubo milionário ocorrido no Museu do Louvre, em Paris, na semana passada. Um deles, com dupla cidadania francesa e argelina, foi detido no aeroporto Charles de Gaulle ao tentar embarcar para a Argélia. O outro, francês, também já era conhecido das autoridades pela prática de roubos sofisticados.
Ambos foram localizados após uma operação que analisou mais de 150 amostras de DNA e impressões digitais deixadas na cena do crime.
O assalto aconteceu em plena manhã de domingo (19), na galeria Apolo, um dos salões mais luxuosos e históricos do museu, com vista para o rio Sena.
Para a jornalista e pesquisadora Elane Sciolino, autora do livro "Aventuras no Louvre: Como se apaixonar pelo maior museu do mundo", o crime expõe falhas graves de segurança.
Em apenas quatro minutos, os ladrões usaram uma escada mecânica acoplada a um pequeno caminhão, quebraram as vitrines e levaram nove joias avaliadas em cerca de R$ 50 milhões. Entre elas estava o broche relicário da Imperatriz Eugênia, presente de Napoleão, com dois diamantes históricos.
“Apenas 25% das salas de uma das áreas mais importantes são monitoradas por câmeras, e o museu tem limitações arquitetônicas que dificultam qualquer modernização”, explica.
Ela afirma que os ladrões podem ter usado informações de um manual interno de emergência, o que sugere ação planejada e possível infiltração.
A polícia francesa ainda não informou se as joias foram recuperadas, mas investiga a possibilidade de as pedras serem desmembradas e revendidas no mercado paralelo.
Segundo a rádio francesa RTL, as peças que permaneceram no museu foram transferidas para um cofre do Banco da França, numa operação sigilosa e fortemente armada.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/10/27/roubo-do-louvre-quem-sao-suspeitos-presos-de-levar-joias-de-museu.ghtml