Porto de Santos abre licitação para construir condomínios logísticos com 877 vagas para caminhões
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Autoridade Portuária de Santos (APS) abre processos licitatórios para construção de condomínios logísticos no Porto de Santos (SP).
Divulgação/APS
A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu licitação para contratar empresas responsáveis pela construção de dois condomínios logísticos em Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. Juntos, os empreendimentos ocuparão 400 mil m², com 877 vagas para caminhões, além de um truck center e espaços destinados a serviços de apoio à operação portuária.
Os terrenos estão localizados entre os bairros Alemoa e o Saboó, em Santos; e Conceiçãozinha, em Guarujá. Segundo a APS, o projeto atende ao aumento do volume de cargas e à necessidade de melhorar a logística no entorno do porto, onde circulam cerca de 8 mil caminhões por dia.
As licitações preveem a contratação de empresas parceiras para construir e operar os condomínios logísticos por 20 anos. As vencedoras deverão investir em infraestrutura, edificações, iluminação e licenciamento ambiental.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As propostas serão recebidas até 12 de novembro, e a abertura ocorrerá em 4 de dezembro, em sessão pública. O contrato deve ser assinado em 2026, com prazo de três anos para execução das obras.
Santos
Em Santos, o terreno fica na Avenida Augusto Barata, na altura do Terminal da BTP, no lado oposto da via perimetral. A localização proposta é estratégica e está inserida no cluster (concentração) de contêineres da margem direita.
A área total da cessão possui 242 mil m². O projeto contempla a implantação e operação de um condomínio logístico para atender de forma integrada duas frentes de atuação:
🚚Truck Center e serviços para motoristas e veículos: destinados à organização do fluxo de entrada e saída de caminhões e ao atendimento das demandas operacionais e de bem-estar dos condutores. Terá 121 mil m², prevendo, no mínimo, 460 vagas.
🏗️Serviços voltados às cargas e contêineres: direcionados à manutenção, certificação, transformação, locação, compra e venda de contêineres. Terá também 121 mil m².
Guarujá
Em Guarujá, a área total da cessão possui 163,1 mil m², que será dividida entre um pátio regulador e uma área de serviços de apoio logístico. O espaço é conhecido dentro do Porto Organizado como Área Nº 41.
Segundo a APS, trata-se de uma área estratégica, pois, no momento, não há pátio regulador de caminhões em Guarujá. O terreno será dividido em:
🚚Área A (norte): destinada à implantação de Pátio Regulador de Caminhões com 417 vagas e área total de 73.496 mil m².
🏗️Área B (sul): destinada a serviços de apoio logístico, com área total de 89,6 mil metros quadrados e 50,2 mil m² de armazéns cobertos que serão explorados pelo cessionário.
Área de containers em Guarujá (SP).
Alexsander Ferraz/A Tribuna
Veja também: Porto de Santos inicia nova obra na Perimetral
A Autoridade Portuária de Santos iniciou uma obra de R$ 27 milhões na Avenida Perimetral para ampliar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança viária. Confira os detalhes do serviço:
Porto de Santos inicia nova obra na Avenida Perimetral para melhorar fluidez e segurança