Parque Piedade Arlindo Cruz, construído no antigo terreno da Universidade Gama Filho, é inaugurado
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Parque Piedade Arlindo Cruz, construído no antigo terreno da Universidade Gama Filho, é inaugurado
O Parque Piedade Arlindo Cruz foi inaugurado no domingo (26) com samba e diversas atividades. Ele foi construído no terreno onde ficava a Universidade Gama Filho, que fechou há 11 anos.
A família de Arlindo Cruz, que morreu em agosto deste ano, celebrou a homenagem.
“Meu pai sempre foi da Piedade, minha família é toda daqui. Meu padrinho Acyr Marques, irmão dele. Mais do que merecido o Parque Piedade ter esse nome, ter essa homenagem, a gente fica muito feliz. Ele, lá do céu, está agradecendo, sorrindo e feliz também”, afirmou o músico Arlindinho Cruz.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Nome de parque homenageia sambista Arlindo Cruz
Reprodução/ TV Globo
Os visitantes conheceram a pista de skate, o campo de futebol e outras atrações. Algumas chegaram a ter filas. O parque ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e funciona de terça a domingo.
“Acho que é muito especial. A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, gente de todo o Estado do Rio de Janeiro. E, fora a gente poder estar homenageando esse grande poeta do subúrbio carioca, da Zona Norte, o sambista perfeito, Arlindo Cruz, dando o nome desse parque aqui”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Memorial
Memorial lembra história do Colégio Piedade e da Universidade Gama Filho
Reprodução/ TV Globo
As obras do parque custaram R$ 72 milhões. É no terreno onde funcionava o Colégio Piedade e o antigo campus da Universidade Gama Filho, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil.
O lugar ficou abandonado por 8 anos. Os prédios foram saqueados e a região sofreu com o fechamento das lojas e com a insegurança. As obras começaram em 2023, com a demolição dos prédios.
Parque Piedade Arlindo Cruz, inaugurado no domingo (27)
Reprodução/ TV Globo
Para manter a história da universidade e do colégio, o lugar ganhou um memorial com fotos, uniformes e documentos. Armando se formou em 1983 e guarda a recordação com orgulho.
“A memória tem que ser preservada. Para mim, é motivo de orgulho ter cursado uma universidade que foi referência na Educação Física e hoje ser professor da rede [municipal] há 40 anos”, afirmou o professor Armando Loureiro.
Cachoeira
Cachoeira artificial no Parque Piedade Arlindo Cruz
Reprodução/ TV Globo
Um dos pontos mais disputados do Parque Piedade Arlindo Cruz foi a cachoeira artificial.
“Eu posso me refrescar melhor e é perto da minha casa”, disse Ana Cecília Monteiro, de 10 anos.
Não foram só as crianças que aproveitaram o espaço no domingo de sol forte.
“Aprovado, com certeza. A gente pode sentar aqui no solzinho, embaixo das árvores, é bem legal”, disse a dona de casa Sonia do Carmo.