Novo Acordo do Rio Doce: veja avanços na reparação após um ano em vigor
27/10/2025
(Foto: Reprodução) O processo de reparação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), foi redefinido desde a assinatura do Novo Acordo do Rio Doce, em novembro de 2024. No período de um ano, há avanços em todas as ações de responsabilidade direta da Samarco, incluindo a conclusão das obras iniciadas antes da assinatura nos distritos de Novo Bento Rodrigues e Paracatu.
A definição de responsabilidades e prazos mais claros, a partir das novas diretrizes, contribui para acelerar as entregas, além de ampliar a transparência e o acompanhamento por parte dos órgãos públicos e da sociedade.
Os pagamentos de indenização individual e os auxílios financeiros estão entre os destaques: no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce, os pagamentos somam R$ 14 bilhões (somente nesse pilar), beneficiando mais de 288 mil pessoas até setembro de 2025.
Também são de responsabilidade da mineradora outros dois pilares, reassentamento e meio ambiente. O objetivo central da Samarco é aplicar uma solução definitiva para a reparação da Bacia do Rio Doce, com foco no respeito às comunidades atingidas.
Confira os valores destinados até aqui e acesse o site da Samarco para seguir
Samarco
Divulgação