'Cada mês é um milagre': UTI Neonatal da Santa Casa de Itapeva celebra 'mêsversários' dos bebês
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Cada mês é um milagre: UTI Neonatal da Santa Casa de Itapeva celebra mêsversário dos bebês
A UTI Neonatal da Santa Casa de Itapeva (SP) promove uma comemoração especial para celebrar o "mêsversário" dos bebês internados.
“Cada mês é um milagre, cada sorriso uma conquista”, destaca a equipe da unidade, que criou o projeto “Pequenos gestos, grandes corações” para humanizar o cuidado neonatal e acolher famílias durante a internação.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A ideia surgiu em julho, a partir da iniciativa das técnicas de enfermagem Francielle de Oliveira Soares e Erika karina Camargo Leme. A proposta foi abraçada pela enfermeira neonatologista Patrícia de Almeida Camargo, e pela coordenadora médica Rita Carolina Nascimento Ramos, para tornar a experiência na UTI mais afetiva e próxima das famílias.
Segundo Patrícia que atua há 16 anos na instituição, o projeto busca oferecer acolhimento, reduzir o estresse emocional dos pais e fortalecer o vínculo com os bebês. “A humanização não exige grandes investimentos financeiros, mas um olhar sensível e disponibilidade afetiva. Pequenos gestos fazem uma grande diferença”, afirma.
Maria Eduarda de Oliveira, mãe de Sofia, relata como é acompanhar a filha na UTI, apesar da distância de Itaberá (SP). “A rotina é cansativa por morar em outra cidade, mas é muito prazeroso ver como ela está e o atendimento que ela recebe. .”
O pai, Andrey Rafael Baptistella, complementa emocionado. “Morar a 40 quilômetros de Itapeva torna tudo corrido, mas é extremamente satisfatório acompanhar a evolução da Sofia. E só a elogiar o atendimento aqui dentro de todas as enfermeiras, os médicos, pelo tato humano que eles têm. Que além de enfermeiros, estão se tornando amigos”
Ele acrescenta: “Quando chegaram com o bolo e cantaram parabéns, foi indescritível. Sentimos como se estivéssemos em casa. Foi o primeiro 'mêsversário' da Sofia e vai ficar marcado na nossa memória. Ela terá fotos e registros de toda a trajetória dela aqui na UTI.”
A mãe Maria Eduarda e o pai Andrey Rafael na celebração do mêsversário da filha Sofia na UTI Neonatal em Itapeva (SP)
Divulgação/Santa Casa de Itapeva
Evelin Priscila de Oliveira, mãe de Heloísa, também elogia o cuidado da equipe: “Eles são extremamente carinhosos, principalmente em situações de emergência. Cada detalhe, desde as toquinhas, as meias… é pensado com amor".
Evelin Priscila de Oliveira, mãe de Heloísa, disse que se sente respeitada e acolhida em uma situação tão delicada. "É um conforto porque a gente quer fazer em casa né".
O projeto, realizado com apoio de toda a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal e além das comemorações de "mêsversário", inclui lembrancinhas, cartões, murais de fotos e eventos em datas especiais, como Dia das Crianças, Dia das Mães e Dia dos Pais.
“Com isso, conseguimos criar memórias afetivas e tornar o ambiente mais acolhedor para pais e bebês”, explica Patrícia.
A pequena Heloisa na celebração do segundo mesversário na UTI Neonatal em Itapeva (SP)
Divulgação/Santa Casa de Itapeva
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região